Título: O enigma das estrelas
Autor: F. T. Farah
Número de páginas: 160

   Morro do Ferro sempre fora um lugar misterioso, luzes estranhas costumavam assombrar o céu e não havia um morador que não afirmasse ter visto um E.T.. Também pudera, a cidade tinha sido amaldiçoada por um padre que fora queimado em praça pública, e desde então a cidade nunca fora a mesma.
   Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho são amigos que sempre se vêem nas férias de julho, e dessa vez o pai de Jonas teve uma ideia que mudaria as férias dos mesmos: um acampamento no topo do Morro dos Anjos.
   Mas o que aconteceria lá marcaria a vida dos cinco amigos para sempre. Jonas fora sequestrado, segundo ele, por seres que eram metade serpente, metade humanos; eram os reptilianos. O garoto escutava constante alguém falando que ele seria “O escolhido”, mas não imaginava para quê.
   “Jonas flutuava em direção à abertura do que parecia uma nave espacial”.
   “O enigma das estrelas” é o primeiro livro da série “Clube dos Mistérios”, do autor nacional F. T. Farah. Confesso que quando recebi o livro da editora fiquei receosa, porque não é um gênero que eu costumo ler, mas encarei o desafio. Fui praticamente levada ao passado, porque o livro me lembrou muito os que eu lia quando era menor, que pegava na biblioteca da escola.
   Parece ser um livro para crianças – aliás, eu até recomendaria para as mesmas, visto que os personagens principais tem 12, 13 anos. Por se tratar de um tema que não acredito, a leitura não foi tão agradável, todavia ela é rápida.
   Senti falta de mais mistério, visto que na sinopse do livro somos convidados a desvendar os mistérios de Morro do Ferro, e creio que o desaparecimento do Jonas foi solucionado rapidamente, sem ter muita emoção.
   Quanto aos personagens, o que mais odiei foi Beto, tio de Jonas. Beto era o único que nunca havia visto nada de sobrenatural em Morro do Ferro, porém, dias antes do sobrinho e dos amigos chegarem, ele havia visto e desde então não dormia à noite. Beto sabia de tudo, e mesmo assim deixou as crianças acamparem, ficou meio bobo em relação a tudo o que ocorreu com ele (irritante, para ser sincera rs). Ah, sem falar na menção estranha do personagem ao falecido Raul Seixas: o mesmo afirmava que Raul era um profeta e escondia segredos nas letras das músicas.
   Não sei se foi por excesso de ceticismo que a leitura não foi tão agradável, mas eu realmente tentei levar na esportiva o livro, porém não dá muito certo quando o autor praticamente tenta te convencer que você está sendo vigiado, haha. Sou do tipo: “Nunca vi, então não existe”.
   Enfim, é uma leitura rápida e agradável, e o autor cita muitas fontes históricas e curiosidades sobre o lugar. Obrigada Geração Editorial por disponibilizar o livro!

Quote:

“ – Fujam daqui! Esta cidade é maldita... Eles nos vigiam... Aqueles demônios! Não adianta trancarem os portões, nem as portas, nem as janelas. Eles nos levam pro inferno, eles espetam nosso corpo...” (Rui, personagem que afirmava ter sido levado por extraterrestres).

Veja o Booktrailer!





12 Comentários

  1. Olá, Renata.
    Já tinha lido outras resenhas do livro e, por incrível que pareça, todas foram negativas =0. Essa sua resenha é a mais animadora de todas, e olha que sua resenha nem é muito positiva! Não tenho vontade de ler o livro, não gosto de coisas forçadas =p.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A sua é a primeira resenha que leio desse livro. Eu me interessei por ele pois me lembrou muito os livros da serie vaga lume que lia quando era criança. Acho que é mais indicado para essa faixa etária mesmo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Eu já li algumas resenhas deste livro, mas nem todas foram boas, o que me desanimou muito. Por ser uma série de um tema que nem faz muito o meu tipo, não tenho vontade de começar, mas por ser um livro fininho e por ter baixa expectativa, até que poderia acontecer.
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogpsot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Renata! Gostei da sua resenha. Recebi o livro da editora ontem e fiquei bem surpresa, pois de fato não o esperava. Não sei se vou gostar da leitura e estou com um pé atrás.

    Um beijo grande da Jeni!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  5. Eu recebi esse livro da Editora,mas dei para a minha outra resenhista ler. Fiquei bem desanimada depois que li a sua resenha. Pensei que seria um livro com muita aventura. Mas...vou esperar a resenha dela também para saber o que ela achou.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Opa faz tempo que não dou as caras por aqui né? rsrsrs mudou o layout ficou legal. Juro estari sempre por aqui agora
    bj
    Jéssica - LIVROS SÉRIES E MELODIAS

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar desse livro... Achei a capa meio feia Oo
    hehe

    Que pena que não foi agradável pra ti o livro =/

    Tem post novo no blog!
    Dá uma olhadinha lá =)

    http://www.livreeespontanealeitura.blogspot.com

    Espero que goste! Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Amei sua resenha e ela me deixou bastante receosa com a leitura. Quando eu vi o livro imaginei muito os livros o Pedro Bandeira e Marcia K. que lemos quando estamos no colegial sabe Droga da Obediência, O guerreiro a paixão etc., mas, nenum dos personagens tem 12 ou 13 anos - não que eu me lembre.

    Beijos
    www.livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Já li este livro, mas eu não curti a leitura como você rs.

    Beijos! Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha. Estou terminando o livro e gostando bastante. Achei um excelente livros para crianças.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  11. Gente, não me julguem, mas sempre que eu vejo uma resenha negativa eu tenho vontade de ler o livro pra tirar minhas próprias conclusões hahaha Todas, ou melhor, a maioria das resenhas que vejo desse livro é negativa. Ou seja, quero ler! kkkk
    FB
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Depois de ler a sinopse no Skoob, achei que ia gostar, agora depois da sua resenha, mudei de opinião.
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas sem fim. - Sandro Costa

Obrigada pela visita. Sinta-se à vontade para dar sugestões, fazer críticas ou elogios!